ESFA celebra Semana Internacional da Educação Católica
Dia Internacional da Educação Católica: excelência e impacto social da educação promovida pela Igreja
Nesta semana, a ESFA, a Faculdade de Santa Teresa, está dedicada a celebrar o dia (09) quinta-feira, dia Internacional da Educação Católica.
A data foi instituída pela Organização Internacional de Educação Católica (OIEC) em 2002, este dia é uma oportunidade para valorizar e reconhecer a contribuição única das instituições educacionais católicas globalmente.
Este ano, sob o tema “Educação católica: fermento de fraternidade para uma nova sociedade”, enfatizamos o papel transformador da educação católica na promoção de valores de amizade social e paz. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lidera as celebrações, destacando o compromisso dessas instituições com a excelência educacional e o desenvolvimento social.
A educação católica no Brasil se destaca por sua qualidade superior, como evidenciado pelo desempenho acadêmico dos seus estudantes. Dados recentes do INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pelas estatísticas educacionais, revelam que oito entre as dez melhores universidades sem fins lucrativos do país são católicas. Também é notável o desenvolvimento da pesquisa científica, com programas de mestrado e doutorado de alto nível com resultados comparáveis às melhores universidades estrangeiras.
Além disso, estudantes de escolas católicas apresentam, em média, notas 20% superiores aos demais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sublinhando a contribuição destas instituições na construção dos sonhos de milhares de crianças e jovens.
Além da excelência acadêmica, as escolas e universidades católicas também são profundamente comprometidas com a formação ética, espiritual e cívica. A cada R$1 real investido em imunidade tributária, aproximadamente R$ 24 reais são retornados à sociedade por meio de gratuidades educacionais e outros benefícios voltados a estudantes em vulnerabilidade social, evidenciando um compromisso irrenunciável com a justiça social e a igualdade de oportunidades.
Convidamos a imprensa, as comunidades educacionais e o público a participar e a apoiar as celebrações deste dia significativo. A educação católica é mais do que ensino; é uma missão de transformar vidas e comunidades.
ESFA: 123 anos de história na educação católica
A Escola São Francisco de Assis (ESFA), fundada como Educandário Seráfico São Francisco de Assis, é uma instituição de ensino mantida pelos Frades Menores Capuchinhos, com mais de um século de história em Santa Teresa. Iniciou suas atividades em 1901 para atender aos filhos dos imigrantes italianos.
Em 1998, foi estabelecida a Escola de Ensino Superior São Francisco de Assis, inicialmente com o curso de Ciências Biológicas, expandindo-se posteriormente para oito cursos, incluindo Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia e Administração EAD.
Além dos cursos de graduação, a ESFA oferece cursos técnicos e pós-graduação desde 2003, fortalecendo sua identidade institucional e compromisso com a formação de profissionais qualificados.
Em 2011, a ESFA expandiu suas atividades educacionais com a aquisição da escola Fênix, em Ibiraçu, ampliando seu alcance desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental, mantendo o compromisso com os valores franciscanos e a qualidade educacional.
Atualmente a ESFA oferece a região cursos superiores de Administração EAD, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia.
Sobre a ANEC
Desde 1945, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promove e representa as instituições educacionais católicas em todo o Brasil, dedicando-se à educação baseada em valores cristãos e à formação integral dos estudantes.
Contato para a imprensa:
Anna Catarina Fonseca - 61 99841-6393 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | ANEC
Milan Salviato- 27-99999- 3234- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.