Pint of Science Brasil bate recorde: Santa Teresa sediará pela primeira vez o evento

 

 

179 cidades se unem para brindar a ciência em todas as regiões do país, no Espírito Santo serão 03 municípios, um deles, Santa Teresa.

O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica Pint of Science este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio.

Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros”, diz o coordenador nacional do evento, Luiz Almeida.

A Faculdade de Santa Teresa – ESFA, por meio do Professor Dr Gabriel Taufner, coordenador de pesquisa e extensão e editor-chefe da revista Natureza Online, do coordenador de Biomedicina, Vytor Hugo Pereira Mendes e a coordenadora do CPA, Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil no município.

Enquanto professor da ESFA, fico extremamente entusiasmado em ver o crescimento do Pint of Science no Brasil e, especialmente, sendo realizado pela primeira vez em nossa cidade de Santa Teresa. É um sinal claro de que a população está cada vez mais interessada em conhecer e discutir ciência. Nossa parceria com a ESFA para sediar esse evento é fundamental para promover o diálogo entre cientistas e a comunidade local, além de fortalecer o papel da educação e da pesquisa em nossa região. Estou confiante de que esses dias serão repletos de aprendizado e inspiração para todos os envolvidos.” Destacou Dr Gabriel Taufnner.

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. “Em um mundo pós-Covid, a importância de discutir ciência se torna mais fundamental do que nunca. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, acrescenta Almeida.

No ano passado, já houve um recorde de participação, com 120 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de várias cidades que haviam deixado de participar da edição anterior. “Isso mostra que o festival continua em plena ascensão. E desta vez sairemos dos bares e restaurantes e vamos também para praças públicas e outros locais ao ar livre”, revela o coordenador. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.

 

 

Confira, a seguir, as cidades que vão participar do festival pela primeira vez em 2024:

Região Norte: Abaetetuba (PA), Ananindeua (PA), Cacoal (RO), Castanhal (PA), Irituia (PA).

Região Nordeste: Assu (RN), Brejo Santo (CE), Ilhéus (BA), Juazeiro do Norte (CE), Nossa Senhora da Glória (SE), Parnaíba (PI), Patu (RN), Vitória de Santo Antão (PE).

Região Centro-Oeste: Cáceres (MT), Lucas do Rio Verde (MT).

Região Sul: Bagé (RS), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC), Caçapava do Sul (RS), Cornélio Procópio (PR), Francisco Beltrão (PR), Guarapuava (PR), Irati (PR), Itapema (SC), Ivaiporã (PR), Matinhos (PR), Palmas (PR), Paranavaí (PR), São Gabriel (RS).

Região Sudeste:

Estado de São Paulo: Boituva, Cássia dos Coqueiros, Guaratinguetá, Matão, Pirassununga, Registro, Santa Fé do Sul.

Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: Montes Claros (MG), Nova Iguaçu (RJ), Santa Teresa (ES), Santo Antônio de Pádua (RJ), Teresópolis (RJ).

Com informações:

Assessoria de Comunicação do ICMC/USP: (11) 9.9125.9459
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Milan Salviato
Gerente de Comunicação e MKT ESFA (27-99999-3234)
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital de Abertura de Processo Seletivo para Contratação de Servente

 

EDITAL Nº 003/2024https://www.esfa.edu.br/images/editais/pdf.png

Edital de Abertura de Processo Seletivo para Auxiliar Administrativo

 

EDITAL Nº 002/2024https://www.esfa.edu.br/images/editais/pdf.png

Curso de Psicologia da ESFA é reconhecido pelo MEC com ótima avaliação


Com elogios ao projeto pedagógico, material didático, integração do curso com a comunidade, atividades práticas, corpo docente, salas de aula, metodologias de ensino, entre outros itens avaliados, a comissão do Ministério da Educação (MEC) reconheceu com nota 4 (escala 1 a 5) o curso de Psicologia da ESFA de Santa Teresa.


De acordo com relatório dos avaliadores, ficou evidente que os propósitos delineados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) estão totalmente alinhados com os requisitos legais e refletem uma abordagem abrangente e integrada para a formação dos estudantes. A interação próxima com a comunidade, enriquecida pela presença de outros cursos na área da saúde, demonstra a integração do curso de Psicologia com a cidade de Santa Teresa.


Metodologia de Ensino e Conteúdos curriculares


As metodologias de ensino, a estrutura curricular e os conteúdos curriculares foram muito bem avaliados, mostrando que a ESFA está trazendo inovação e qualidade para a formação em Psicologia.


Também foi destaque, com nota máxima, o corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com vasta experiência no campo da psicologia, o que demonstra um compromisso excepcional com o ensino, pesquisa e extensão.


Para os avaliadores, a ESFA dispõe ainda de infraestrutura compatível para o atendimento à população, com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), recém-inaugurado.


Alinhada com as demandas locais, a ESFA reconhece a importância crítica de formar psicólogos capacitados para abordar a saúde integral e enfrentar esses desafios de forma proativa. O curso de Psicologia é projetado para atender às necessidades emergentes da comunidade local, com um foco especial na formação de profissionais comprometidos com a ética e socialmente com o progresso regional.

ESFA apresenta os destaques da VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão 2024/1


Por meio dos projetos integradores de extensão, os alunos têm a oportunidade de contribuir ativamente para o bem-estar das comunidades em que estão inseridos, cultivando valores de cidadania e responsabilidade social.

A Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) tem o prazer de convidar a comunidade para a VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão, agendada para o dia 21 de Junho de 2024 em sua sede na cidade de Santa Teresa, ES. Este evento representa uma oportunidade única para testemunhar o talento e a dedicação dos alunos da ESFA em resolver desafios do mundo real através da integração de conhecimentos adquiridos durante seus estudos.

A Mostra de Projetos Integradores de Extensão é uma parte crucial das políticas de extensão da ESFA, que buscam promover a troca de conhecimentos e fortalecer os laços com a comunidade. Por meio de uma abordagem colaborativa e baseada em problemas reais, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao seu redor.

Durante a mostra, os visitantes terão a oportunidade de explorar os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre de 2024/1. Divididos em três trilhas de visitação, os projetos abrangem uma variedade de áreas, desde soluções para desafios empresariais até iniciativas de impacto social.

Os projetos apresentados são fruto de um modelo de aprendizado efetivo, que enfatiza a pesquisa individual, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Ao abordar questões emergentes na comunidade, os alunos são incentivados a exercer suas habilidades e competências de forma autônoma, proporcionando intervenções tangíveis e significativas.

A ESFA reconhece a importância de sua função não apenas na formação de profissionais qualificados, mas também na promoção de uma sociedade mais justa e consciente. Por meio dos projetos integradores de extensão, os alunos têm a oportunidade de contribuir ativamente para o bem-estar das comunidades em que estão inseridos, cultivando valores de cidadania e responsabilidade social.

A equipe da ESFA aguarda ansiosamente a presença de todos os interessados nesta jornada de descoberta e inovação. Junte-se a nós na VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão e seja inspirado pelo poder da educação em ação.

Saudações fraternas de Paz e Bem!

Para mais informações sobre a mostra e os projetos apresentados, visite o site oficial e nas redes sociais da ESFA.

Em breve link de inscrições para o evento!