A ESFA – Faculdade de Santa Teresa – apoiará o 20º Caminho do Imigrante para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sob o tema “Santa Teresa: Aqui Começou a Imigração Italiana no Brasil”, o evento está marcado para o dia 1º de maio de 2024, e promete ser uma jornada emocionante e culturalmente enriquecedora.

Organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), o Caminho do Imigrante é uma celebração das raízes italianas que moldaram a região. Este ano, a ESFA contribuirá com placas de sinalização ao longo do percurso; oferecendo mensagens de incentivo e indicando a quilometragem da estrada. Ao chegarem no Parque de Exposições de Santa Teresa, os participantes encontrarão um local especial para registrar sua chegada após a longa caminhada, celebrando a vitória e o espírito de comunidade que permeia o Caminho do Imigrante.

Os participantes terão a oportunidade de percorrer cerca de 30 quilômetros entre os dois municípios, revivendo as experiências de seus antepassados em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O itinerário foi cuidadosamente planejado com base em documentos históricos do APEES e em obras literárias como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, proporcionando uma homenagem aos pioneiros italianos.

Durante a caminhada, os participantes passarão por pontos emblemáticos, como a Cachoeira Véu da Noiva, a Curva do Violão e a Entrada de Valsugana Velha, imersos na exuberante natureza da região. Além disso, trechos da estrada foram recentemente pavimentados, garantindo uma experiência mais acessível e confortável.

O Caminho do Imigrante segue a histórica estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919, que reproduz o traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa em 1874, marco oficial da colonização italiana no Brasil.

Este ano, o evento está integrado à programação dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo e contará com uma variedade de atividades culturais ao longo do ano, incluindo músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

INSCRIÇÕES

Programação – 20° Caminho do Imigrante

Santa Teresa 5h30: Transporte para Santa Leopoldina

Santa Leopoldina 6h45: largada para ciclistas 7h: largada para andarilhos

Santa Teresa 12h: Almoço típico

12h às 13h: Apresentações culturais

16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Apoio

Neste ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Santa Teresa (ES)

A cidade de Santa Teresa (ES), situada na região das montanhas capixabas e distante 80 quilômetros do Centro Histórico de Vitória (ES), vai sediar nos dias 13, 14 e 15 de maio o festival mundial de divulgação científica Pint of Science neste ano.

São 179 municípios brasileiros que marcarão presença, em uma festividade de ciência onde o brinde será com cerveja.

De acordo com os organizadores, o Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Professores Gabriel e Silvia
O professor Gabriel Taufner e a professora Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil | Fotos: Divulgação ESFA

Faculdade ESFA, de Santa Teresa

A Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), uma entidade privada e gerenciada pelo Servico social Educacional Beneficente (Sesebe), por meio do professor Gabriel Taufner, coordenador de pesquisa e extensão e editor-chefe da revista Natureza Online, do coordenador de Biomedicina, Vytor Hugo Pereira Mendes e a coordenadora do CPA, Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil naquele município serrano capixaba.

Enquanto professor da ESFA, fico extremamente entusiasmado em ver o crescimento do Pint of Science no Brasil e, especialmente, sendo realizado pela primeira vez em nossa cidade de Santa Teresa. É um sinal claro de que a população está cada vez mais interessada em conhecer e discutir ciência. Nossa parceria com a ESFA para sediar esse evento é fundamental para promover o diálogo entre cientistas e a comunidade local, além de fortalecer o papel da educação e da pesquisa em nossa região. Estou confiante de que esses dias serão repletos de aprendizado e inspiração para todos os envolvidos”, destacou Gabriel Taufner.

A Faculdade de Santa Teresa – ESFA, por meio do Professor Dr Gabriel Taufner, coordenador de pesquisa e extensão e editor-chefe da revista Natureza Online, do coordenador de Biomedicina, Vytor Hugo Pereira Mendes e a coordenadora do CPA, Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil no município.

No ano passado, já houve um recorde de participação, com 200 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de várias cidades que haviam deixado de participar da edição anterior. “Isso mostra que o festival continua em plena ascensão. E desta vez sairemos dos bares e restaurantes e vamos também para praças públicas e outros locais ao ar livre”, revela o coordenador. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.


Confira a programação completa do evento em Santa Teresa



Programação dia 13 Programação dia 14
Programação dia 15

Curso de Psicologia da ESFA é reconhecido pelo MEC com ótima avaliação


Com elogios ao projeto pedagógico, material didático, integração do curso com a comunidade, atividades práticas, corpo docente, salas de aula, metodologias de ensino, entre outros itens avaliados, a comissão do Ministério da Educação (MEC) reconheceu com nota 4 (escala 1 a 5) o curso de Psicologia da ESFA de Santa Teresa.


De acordo com relatório dos avaliadores, ficou evidente que os propósitos delineados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) estão totalmente alinhados com os requisitos legais e refletem uma abordagem abrangente e integrada para a formação dos estudantes. A interação próxima com a comunidade, enriquecida pela presença de outros cursos na área da saúde, demonstra a integração do curso de Psicologia com a cidade de Santa Teresa.


Metodologia de Ensino e Conteúdos curriculares


As metodologias de ensino, a estrutura curricular e os conteúdos curriculares foram muito bem avaliados, mostrando que a ESFA está trazendo inovação e qualidade para a formação em Psicologia.


Também foi destaque, com nota máxima, o corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com vasta experiência no campo da psicologia, o que demonstra um compromisso excepcional com o ensino, pesquisa e extensão.


Para os avaliadores, a ESFA dispõe ainda de infraestrutura compatível para o atendimento à população, com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), recém-inaugurado.


Alinhada com as demandas locais, a ESFA reconhece a importância crítica de formar psicólogos capacitados para abordar a saúde integral e enfrentar esses desafios de forma proativa. O curso de Psicologia é projetado para atender às necessidades emergentes da comunidade local, com um foco especial na formação de profissionais comprometidos com a ética e socialmente com o progresso regional.

ESFA apresenta os destaques da VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão 2024/1


Por meio dos projetos integradores de extensão, os alunos têm a oportunidade de contribuir ativamente para o bem-estar das comunidades em que estão inseridos, cultivando valores de cidadania e responsabilidade social.

A Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) tem o prazer de convidar a comunidade para a VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão, agendada para o dia 21 de Junho de 2024 em sua sede na cidade de Santa Teresa, ES. Este evento representa uma oportunidade única para testemunhar o talento e a dedicação dos alunos da ESFA em resolver desafios do mundo real através da integração de conhecimentos adquiridos durante seus estudos.

A Mostra de Projetos Integradores de Extensão é uma parte crucial das políticas de extensão da ESFA, que buscam promover a troca de conhecimentos e fortalecer os laços com a comunidade. Por meio de uma abordagem colaborativa e baseada em problemas reais, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao seu redor.

Durante a mostra, os visitantes terão a oportunidade de explorar os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre de 2024/1. Divididos em três trilhas de visitação, os projetos abrangem uma variedade de áreas, desde soluções para desafios empresariais até iniciativas de impacto social.

Os projetos apresentados são fruto de um modelo de aprendizado efetivo, que enfatiza a pesquisa individual, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Ao abordar questões emergentes na comunidade, os alunos são incentivados a exercer suas habilidades e competências de forma autônoma, proporcionando intervenções tangíveis e significativas.

A ESFA reconhece a importância de sua função não apenas na formação de profissionais qualificados, mas também na promoção de uma sociedade mais justa e consciente. Por meio dos projetos integradores de extensão, os alunos têm a oportunidade de contribuir ativamente para o bem-estar das comunidades em que estão inseridos, cultivando valores de cidadania e responsabilidade social.

A equipe da ESFA aguarda ansiosamente a presença de todos os interessados nesta jornada de descoberta e inovação. Junte-se a nós na VII Mostra de Projetos Integradores de Extensão e seja inspirado pelo poder da educação em ação.

Saudações fraternas de Paz e Bem!

Para mais informações sobre a mostra e os projetos apresentados, visite o site oficial e nas redes sociais da ESFA.

Em breve link de inscrições para o evento!

Solidariedade em Ação: Ajude-nos a Reconstruir Vidas

Caros alunos, professores, colaboradores e comunidade de Santa Teresa,

Estamos diante de uma situação de extrema urgência e solidariedade. A tragédia causada pelas fortes chuvas no Sul do Espírito Santo deixou um rastro de destruição e dor em várias cidades, com perdas irreparáveis de vidas e de lares. Neste momento de dificuldade, é fundamental que nos unamos em apoio aos nossos irmãos e irmãs que foram tão duramente atingidos por essa catástrofe.

A Escola Santa Teresa (ESFA) está lançando uma mega campanha de arrecadação, voltada especialmente para fornecer materiais essenciais de limpeza e higiene pessoal para as pessoas afetadas no Sul do estado. Nosso objetivo é contribuir para que possam reconstruir suas vidas e encontrar conforto mesmo diante das circunstâncias mais adversas.

Período da Campanha: segunda-feira, 1º de abril a quarta-feira, 10 de abril.

Itens Prioritários para Doação:

Materiais de Limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante, água sanitária, escovas, vassouras, panos de limpeza, entre outros).

Produtos de Higiene Pessoal (sabonetes, pasta de dente, escovas de dente, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros).

Como Você Pode Contribuir:

Alunos: Conversem com suas famílias e tragam doações para a escola.

Professores e Colaboradores: Mobilizem seus colegas e amigos para participarem ativamente da campanha.

Comunidade de Santa Teresa: Juntem-se a nós em solidariedade, mostrando que nossa cidade é feita de corações generosos e solidários.

Local de Entrega das Doações: ESFA

Lembrem-se, cada pequeno gesto de solidariedade pode fazer uma grande diferença na vida daqueles que estão enfrentando momentos tão difíceis. Vamos mostrar o poder da união e do apoio mútuo, levando esperança e conforto para quem mais precisa.

Agradecemos antecipadamente por sua generosidade e comprometimento com esta causa nobre. Que possamos, juntos, ser a luz no fim do túnel para aqueles que enfrentam as sombras da adversidade.

Atenciosamente,

Família ESFA

Sugestão de itens