Você sabia que a ESFA tem uma grande responsabilidade social?

Na parte odontológica isso pode ser visto através dos mais de 2000 atendimentos anuais (gratuitos), voltados para a comunidade de mais de 30 municípios capixabas e mineiros, além de contar com um atendimento diferenciado para pessoas com deficiência.

Eu sou mais eu, eu sou mais Odontologia ESFA.

 

Em 2018, a Clínica Odontológica ESFA atendeu mais de 3000 pacientes, realizando mais de 32000 procedimentos. Demais, não é?!

Responsabilidade social ESFA, participe com a gente, venha proporcionar sorrisos!”

 

Conheça Nossos Projetos e Ações:

 

1.     Portas Abertas:

   

A ESFA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER SUA ESCOLA!

O programa ESFA Portas Abertas coloca à disposição das escolas toda a sua infraestrutura para vivência prática nas modalidades de esporte de aventura como escalada, rapel, arvorismo, tirolesa dentre outras, bem como visitas guiadas aos laboratórios, clínica escola Odontológica e clínica escola Veterinária.

Agende a visita gratuita de sua escola pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

2.     ESFA na minha escola

 

A ESFA leva até os alunos das escolas da região a vivência de elementos da cultura corporal de forma lúdica e prazerosa em uma perspectiva transformadora através do projeto ESFA na Minha Escola.

 

Por meio do programa ESFA NA MINHA ESCOLA a ESFA leva até os alunos das escolas da região a vivência de elementos da cultura corporal de forma lúdica e prazerosa em uma perspectiva transformadora. Será um prazer fazermos esta parceria!

Maiores informações e agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

3.     Pastoral Universitária

 

A ESFA também é lugar de formação espiritual! Por sua identidade cristã, católica e franciscana, a instituição promove a Pastoral Universitária que colabora na formação de profissionais que vivam a alegria do encontro com Jesus e Seu projeto. Através da realização de diversos encontros e grupos que acolhem todas as religiões a instituição promove ações que são marcadas pela escuta, acolhida, partilha, encontro, diálogo e valorização da diversidade (cultural, étnica e religiosa). O engajamento pastoral constitui uma experiência que traz uma oportunidade para a transformação da mente e do coração!

 

 

A ESFA é lugar de formação espiritual também! A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora no meio universitário, que colabora na formação de profissionais que vivam a alegria do encontro com Jesus e Seu projeto.  Espiritualidade, Reflexão e Ação socioeducacional são os eixos de atuação de nossa pastoral.

Por sua identidade cristã, católica e franciscana, a instituição promove ações que são marcadas pela escuta, acolhida, partilha, encontro, diálogo e valorização da diversidade (cultural, étnica e religiosa).

 

GRUPOS PARA ENGAJAMENTO E/OU APOIO

- GOU Liga da Luz (oração semanal)

- Cenáculo (oração mariana na recepção da Clínica Odontológica)

- Célula (encontro ecumênico)

- Momento Kairós (oração toda sexta-feira)

- Pastoral Universitária (encontro mensal)

- Espaço Cultural (grupos artísticos)

- Apoio Psicopedagógico – APP (orientação)

- Coral ESFA

 

O engajamento pastoral constitui também uma oportunidade para a transformação da mente e do coração! Essa experiência universitária pode possibilitar um caminho permanente de autoconhecimento, missão e solidariedade!

 

4.     Esportes e aventura

 

Rapel, arvorismo, escalada e tirolesa. Essas são as atividades de aventura oferecidas pelo departamento de Extensão da ESFA.

Voltados para grupos, empresas e escolas que buscam uma experiência que proporcione a emoção do esporte radical com a segurança da supervisão de profissionais capacitados e equipamentos homologados.

Além da parte de aventura, a Esfa possui quadra poliesportiva, campo de atletismo, campo de futebol society e piscina. Também temos áreas que possibilitam a vivência de atividades como trilha, campismo, trekking e corridas de orientação.

Por tudo isso, além de ser um local de formação, a Esfa pode ser considerada também como um ponto certo de visitação para os amantes da natureza.

Quem pode participar: No arvorismo, crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por responsável. Escalada e rapel, crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por responsável. Para maiores de 60 anos é necessária uma autorização médica.

 

 

5.     Genética na ESFA

 

A ESFA tem o Genética na ESFA, projeto que tem o objetivo auxiliar alunos da rede pública e particular na aprendizagem de conceitos básicos de genética através da realização de atividades lúdicas que estimulam a interação do aluno com o conteúdo didático de formas criativas.

O projeto tem objetivo de auxiliar alunos da rede pública e particular na aprendizagem de conceitos básicos de genética através da realização de atividades lúdicas que estimulam a interação do aluno com o conteúdo didático de formas criativas.

O objetivo do projeto é auxiliar aos alunos da rede pública e particular de ensino, no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de genética através da aplicação do lúdico como ferramenta.

 

6.     Festival da Cultura Corporal

 

O festival da cultura corporal é um momento de diversão que busca promover a integração entre crianças, jovens e adultos através da cultura corporal, realizando atividades como jogos, brincadeiras e dinâmicas que são organizadas por nossos alunos, coordenados pelo curso de Educação Física, com o intuito de incentivar a qualidade de vida para a comunidade teresense e região.

Promover a cultura corporal como forma de integração entre crianças, jovens e adultos;

Produzir uma visão diferenciada das atividades corporais na comunidade no sentido de percebê-las como influenciadoras da melhoria da qualidade de vida;

Criar momentos para o desenvolvimento da Prática Enquanto Componente Curricular aos/as acadêmicos/as dos cursos de graduação da ESFA; promover aos/as acadêmicos/as dos cursos de graduação da ESFA o cumprimento de parte de suas horas complementares;

Manter a tradição de realização do programa para a comunidade teresense.

 

7.     ACAMPAESFA

 

A ESFA promove o projeto ACAMPAESFA para a unidade Ibiraçu, visando estimular a integração e o conhecimento dos participantes, bem como, a produção, ampliação e ressignificação.

Promover o ACAMPAESFA para a Unidade ESFA de Ibiraçu, visando estimular a integração e o autoconhecimento dos participantes, bem como, a produção, ampliação e ressignificação cultural.

 

8.     ATLETESPECIAL

 

A ESFA promove o Projeto ATLETESPECIAL que proporciona aos alunos da instituição Pestalozzi de Santa Teresa atividades lúdicas através de algumas modalidades do atletismo.

Proporcionar aos alunos da instituição Pestalozzi de Santa Teresa atividades lúdicas através de algumas modalidades do atletismo

 

9.     Festival de Africanidades Brasileiras

 

A ESFA tem um Festival de Africanidades Brasileiras que busca possibilitar a experimentação/conhecimento dos fundamentos básicos da capoeira, do samba de roda e do maculelê entendendo-os como possibilidades de trabalhar as africanidades brasileiras nas aulas de Educação Física escolar.

O evento busca possibilitar a experimentação/conhecimento dos fundamentos básicos da capoeira, do samba de roda e do maculelê entendendo-os como possibilidades de trabalhar as africanidades brasileiras nas aulas de Educação Física escolar.

 

10.  Manhã de Lazer

Você sabia?

A ESFA proporciona para as escolas básicas da região um momento de atividades e jogos que proporcionam para as crianças, considerando sua fase de desenvolvimento, lazer e aprendizado seguindo as práticas docentes.

Oportunizar a vivência do exercício docente em escolas de Educação Básica de Santa Teresa e adjacentes, considerando a fase de desenvolvimento da criança, os princípios da prática docente e o jogo como meio de aprendizagem, em eventos de lazer.

 

11.  Fórum de Experiências

 

A ESFA Estabelece um Fórum com palestras, discussões e apresentações de intervenções que instrumentalizam os agentes da educação local na realização de propostas de reformulação curricular que atendam: as necessidades formativas dos alunos a partir de suas realidades e as Escolas e professores(as), da região de influência da ESFA, na afirmação de sua missão de educar.

Estabelecer um Fórum com palestras, discussões e apresentações de intervenções que instrumentalizem os agentes da educação local na realização de propostas de reformulação curricular que atendam: as necessidades formativas dos alunos a partir de suas realidades e as Escolas e professores/as, da região de influência da ESFA, na afirmação de sua missão de educar.

 

12.  Jogos de Integração

 

A ESFA oportuniza a integração dos nossos alunos de graduação através de campeonatos de futsal, society, queimada e voleibol que também possibilitam a promoção da função social do esporte como elementos da cultura corporal.

Oportunizar a promoção da função social do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, buscando promover momentos de integração entre os alunos da graduação da ESFA (primeiro semestre letivo) através das modalidades Society, futsal, queimada e voleibol.

 

13.  Jornada capixaba de Biomedicina

 

A ESFA realiza a Jornada Capixaba de Biomedicina para promover e contribuir com a capacitação daqueles que atuam em prol da saúde e bem-estar da comunidade. Essa iniciativa traz a oportunidade de aprendizado e troca de experiência com Biomédicos conceituados a nível estadual e nacional com realização de palestras, minicursos e exposição de trabalhos acadêmicos.

Iniciativa que visa promover e contribuir com a capacitação profissional daqueles que atuam em prol da saúde e bem-estar da comunidade.

O evento será oportunidade única de aprendizado e de troca de experiências a todos os participantes. Foram convidados profissionais Biomédicos conceituados e reconhecidos, tanto no Estado quanto no País. Além das palestras principais da Jornada e dos minicursos, o participante poderá enviar resumos baseados em trabalhos de pesquisa, de extensão e de revisão de bibliografia originais. Esta iniciativa visa complementar ainda mais a qualidade técnico-científica deste que já se torna um evento renomado em nosso meio.

Acesse a página do evento: jcb.esfa.edu.br

 

14.  Workshop de redação

 

A ESFA leva até as escolas um workshop de como mandar bem na redação do ENEM, uma aula onde uma professora de língua portuguesa ensina técnicas de como fazer uma boa redação e tira as dúvidas dos alunos sobre o assunto.

 

15.  Café com ciência

 

A ESFA através do seu Curso de Veterinária baseando-se no mercado trabalho, que exige um profissional crítico e reflexivo criou o projeto Café com Ciência. Projeto que prevê encontro com cientistas e profissionais atuantes nas mais diversas áreas do meio científico, promovendo um debate informal e descontraído dentro da proposta de qualidade exigida pela Instituição.

 

16.  Jogos acadêmicos da Educação Física

 

Transmitir saberes, experiências, conhecimentos, cultura e integração entre os acadêmicos. Possibilitar a vivência, na íntegra, da práxis dos jogos e dos esportes, permeada pela competição sem perder o caráter humanista.

 

17.  Jornada Odontológica da ESFA

 

A ESFA realiza todos os anos a Jornada Odontológica ESFA que por objetivo elevar cada vez mais o potencial científico da profissão junto aos acadêmicos, aos profissionais da área e a todos que participam do evento e agregam valor ao processo de desenvolvimento dos alunos.

Esse evento é de muita importância para a ESFA , em especial para o Curso de Odontologia, e tem o objetivo de cada vez mais elevar o potencial científico da profissão junto à Instituição e a todos os acadêmicos e profissionais nela envolvidos.

Acesse a página do evento: joe.esfa.edu.br